21 de março de 2009

As malvadas do 9º ano... (parte I)

Orações Subordinadas Substantivas São assim chamadas porque são orações que exercem funções onde normalmente encontramos os substantivos. Toda oração iniciada por conjunção integrante é substantiva. É bom lembrarmos que estamos falando do período composto. Observe o roteiro para se identificar as subordinadas substantivas: 1º - Localize os verbos. 2º - Observando as relações das palavras com os verbos separe as orações. 3º - Identifique o sujeito da oração (pergunte “quem ou o que é que?” antes do verbo). 4º - Descubra a predicação do verbo (faça a pergunta “o que?” “De que?” depois do verbo). IPC¹(Importante Pra Caramba) : Sempre comece a fazer o roteiro pela primeira oração! Vamos às classificações: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SUBJETIVAS – funcionam como o sujeito. Ex. Parece / que ninguém viu o disco voador. 1ª oração / 2ª oração Faça o passo a passo e observe: localizamos os verbos e separamos as orações. Faremos a pergunta antes do verbo para encontrar o sujeito (afinal de contas, temos que separar o sujeito.) começamos sempre pela primeira oração. Vamos lá? Pergunta: O que parece? Resposta: Que ninguém viu o disco voador. Viram? A segunda oração responde a pergunta feita ao verbo da primeira oração, logo, ela é o sujeito deste nosso período. Então a 1ª oração classificamos como oração principal e a segunda como oração subordinada substantiva subjetiva. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA – funciona como o objeto direto. Ex. Todos queriam / que o disco voador aparecesse. 1ª oração / 2ª oração Vamos novamente ao passo a passo: separamos as orações e agora faremos a pergunta antes IPC² - Nunca faça a pergunta antes de qualquer outra palavra que não seja o verbo! Se você fizer a pergunta assim: “O que todos queriam?” Vai obter a resposta errada. A regra é clara! Faça a pergunta antes do verbo. Pergunta: Quem queria? Resposta: Todos. Pois é, encontramos o sujeito (Todos). Vamos então para o próximo passo: a pergunta depois do verbo. (da 1ª oração é claro!) Pergunta: Todos queriam o quê? (aqui você pode usar o sujeito, afinal a pergunta está depois do verbo) Resposta: Que o disco voador aparecesse. É isso mesmo. A resposta é a 2ª oração. Como podemos perceber ela é um complemento verbal. Por que ela é um complemento verbal? Esqueceu como fazemos para encontrar os objetos, não é? Então, estude mais sobre funções sintáticas! Caso contrário você não entenderá nada daqui pra frente. Bom, para descobrir qual objeto que ela representa é muito fácil. É só verificar a transitividade do verbo: “quem quer, quer algo.” Viram? Sem preposição. Isso significa que ela é uma oração subordinada objetiva direta. E a primeira oração? É classificada como... Se você respondeu oração principal, meus parabéns! ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA - exercem a função de objeto indireto. Agora ficou mais fácil não é? Siga o passo a passo. Ex. Todos me avisaram / de que a prova será amanhã. 1ªoração / 2ª oração Pergunta: Quem avisou? Resposta: Todos. (sujeito) Pergunta: Todos me avisaram de quê? (Olha a preposição aí gente!) Resposta: De que a prova será amanhã. Logo, esta oração será classificada como oração subordinada objetiva indireta. O quê? Ah! Você quer saber qual é a classificação do “me”. Verifiquemos a transitividade do verbo avisar: “quem avisa, avisa alguém de alguma coisa.” Isso aí. O verbo é transitivo direto e indireto, sendo assim, o “me” é o objeto direto. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS COMPLETIVAS NOMINAIS – o nome já diz tudo. Elas funcionam como complemento nominal. Ex. Tenho certeza / de que me isso é importante. 1ª oração / 2ª oração Agora você fará a primeira parte do passo a passo sozinho. Fez? Caso sua resposta seja negativa, deixe de ser preguiçoso! Você precisa exercitar para aprender. Depois de fazê-lo leia o parágrafo seguinte. Vimos que o sujeito é desinencial (eu). Você não viu isso?! Bom, você deve ter feito a pergunta de forma errada (dê uma olhadinha no IPC ²). Se você chegou à pergunta que é feita depois do verbo, observou que a resposta está na 1ª oração: Pergunta: Tenho o quê? Resposta: Certeza. Pergunta: Certeza de quê? A 2ª oração complementa o sentido da palavra certeza, que é um substantivo abstrato (pertence a classe dos nomes); logo, ela é o complemento nominal da 1ª oração. E é classificada como oração subordinada completiva nominal. IPC³: Tanto o Complemento Nominal quanto o Objeto Indireto vem acompanhado de preposição. A diferença é que o objeto indireto complementa o sentido do verbo (é um complemento verbal) e o complemento nominal, complementa o sentido de um nome (substantivo,adjetivo ou advérbio). Esteja sempre atento a esse detalhe! ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS PREDICATIVAS - já deu pra adivinhar pelo nome a função que ela exerce. Predicativo é claro! Você lembra o que é um predicativo? ex. Nossa vontade era / que o disco voador aparecesse. 1ª oração com verbo de Ligação/ 2ª oração Lembrou? Sujeito + Verbo de Ligação + Predicativo do Sujeito(essa é a fórmula do predicado nominal, mas nos ajuda a perceber as orações subordinadas substantivas predicativas). Temos na primeira oração o sujeito e o verbo de ligação. Já a 2ª oração se refere ao sujeito, logo, temos uma oração subordinada substantiva predicativa. E qual é o nome que damos a 1ª oração mesmo? ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS APOSITIVAS – funcionam como aposto. ex. Tenho certeza de uma coisa: / que isto não existe. 1ª oração com T.e.p.o.s. / 2ª oração *T.e.p.o.s. -> Termo explicado pela oração subordinada. A 2ª oração do nosso exemplo explica o termo “coisa”, citado na 1ª oração, por isso ela funciona como aposto e é classificada como oração subordinada substantiva apositiva. Fique atento! Pois, nem sempre a oração subordinada é a segunda oração.

3 comentários:

  1. Professora adorei o titudilo: "As malvadas do 9 ano" .. Realmente no ano passado foi a coisa que mais pegou pra mim e pro resto da turma . Mais com a senhora como professora , iiih foi tudo um sucesso ! Parabens o blog ta um arrazo .

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  2. professora, sou de Pimenta bueno-RO e estava pesquisando sobre o assunto pois tenho uma prova hoje a noite, e entendi tudo. perfeito o que nao entendi aqui foi algumas coisas sobre predicados, mas fui na Wikipedia e aprendi. vlw vc vai salvar minha nota. ta nos favoritos.

    att: fernando henrique 3°ano E - E.E.F.M. RAIMUNDO EUCLIDES BARBOSA

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  3. A idéia é essa Fernando! É maravilhoso saber que meu blog está sendo realmente útil.
    Quanto aos predicados abordarei o assunto novamente.

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