13 de abril de 2009

As malvadas do 9º ano (II parte).

Orações subordinadas adjetivas. Para distinguirmos as subordinadas é bom que analisemos cada parte do nome dado a elas: Orações – porque são enunciados que possuem verbo. Subordinadas – porque é uma oração desempenhando uma função sintática importante para a construção de outra oração. Adjetiva – porque ela caracteriza um substantivo (função atribuída ao adjetivo).
A Oração Subordinada Adjetiva tem a função de um adjunto adnominal. Veja o exemplo: (utilizando ainda o sistema de cores) Ela disse a ele coisas impublicáveis. Sujeito simples. Verbo transitivo direto e indireto. Objeto indireto. Núcleo do objeto direto. Adjunto adnominal do núcleo do objeto direto. No exemplo acima fizemos a análise de um período simples. Veja agora a análise de um período composto. Ela disse a ele coisas que não são publicáveis. Sujeito simples. Verbo transitivo direto e indireto. Objeto indireto. Núcleo do objeto direto. Adjunto adnominal do núcleo do objeto direto. Observe que o adjunto adnominal do objeto direto é uma oração. Ela é a nossa subordinada adjetiva, pois está caracterizando o substantivo “coisas”. IPC: a oração subordinada adjetiva é introduzida pelo pronome relativo. As subordinadas adjetivas podem ser classificadas em: RESTRITIVAS- são aquelas que delimitam, restringem o sentido de um nome antecedente. Aparecem ligadas diretamente ao antecedente, sem vírgulas. EXPLICATIVAS- são aquelas que acrescentam uma informação que já é de conhecimento do interlocutor (aquele com quem se fala). Ela generaliza o sentido do termo antecedente. Na escrita, aparecem entre vírgulas. Exemplo: Em uma grande competição esportiva entre escolas particulares e públicas ouvem-se os seguintes comentários: 1º - As escolas particulares que têm patrocínio lideram as competições. 2º - As escolas particulares, que têm patrocínio, lideram as competições. No 1º exemplo (restritiva) são várias escolas particulares, mas somente as que têm patrocínio lideram as competições, ou seja, nem todas as escolas particulares que participam do evento têm patrocínio. No 2º exemplo (explicativa) generalizamos; todas as escolas particulares que participam do evento têm patrocínio. Levantando hipóteses... A 1ª oração poderia ser feita por um aluno de uma escola particular que não tem patrocínio e não está tendo um bom desempenho no evento. A 2ª oração poderia ser feita por um aluno de uma escola pública. Agora...
Suponhamos que no início do ano seu professor de Língua Portuguesa, ao explicar o sistema de avaliação, faça um dos seguintes comentários: a) As provas que serão fáceis acontecerão às quartas-feiras. b) As provas, que serão fáceis, acontecerão às quartas-feiras. Qual desses dois comentários você gostaria que fosse feito pelo seu professor? Tente explicar o porquê da escolha através da diferença de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário