12 de abril de 2009

O "Y" e o "W" são vogais ou consoantes?

Encontrei este tópico em uma comunidade no orkut, e achei muito interessante. Resolvi postar a resposta do professor Isaac Filho. Y e W... O W pode tanto representar o fonema vocálico /u/ (Wilson, windsurfe etc.) como o fonema consonantal /v/ (Wágner, Walita etc). O Y é mais complicado. Tudo depende de como ele se comporta na sílaba. Se for base de sílaba, classifica-se como vogal; se estiver apoiado numa vogal, como semivogal. Exemplos: office-boy e bye-bye (semivogal): em boy temos um ditongo decrescente (oy) e em bye, um ditongo crescente (ye). Chantily, derby, delivery (vogal). Observem-se a separação silábica e a pronúncia: chan-ti-ly (xã-ti-li); der-by (dér-bi); de-li-ve-ry (de-lí-ve-ri). Obs: O problema está em palavras como Yara e Yasmim, já que em palavras como essas ocorre flutuação de pronúncia, já que elas podem ser pronunciadas de duas maneiras: Ya-ra, Yas-mim ou Y-a-ra, Y-as-min, ou seja, ora o y se comporta como semivogal (para mim a pronúncia normal), ora como vogal. Esse é o mesmo fenômeno que ocorre com a letra "i" em encontros como ia-ie-io, em que o "i" ora é pronunciado como semivogal (para mim a pronúncia normal), ora como vogal. Mário pode ser pronunciado Má-rio (o "i" é semivogal) ou Má-ri-o (onde o "i" é vogal). Os encontros ia, ie, io (e outros) são flutuantes: co-lô-nia / co-lô-ni-a; sé-rie / sé-ri-e; e-xí-mio / e-xí-mi-o; Ia-ra / I-a-ra; Ias-mim / I-as-mim. Eu adoto a pronúncia em que esse fonema faz um ditongo, portanto classifico-o como semivogal, mas faço a observação de que esses encontros podem ser pronunciados como hiato (então o i seria uma vogal). O nome técnico para isso é diérese (transformação de um ditongo em hiato). Como o Y representa esse(s) mesmo(s) fonema(s), a classificação será a mesma: Ya-ra (semivogal); Y-a-ra (vogal). Como se trata de diérese, eu considero a pronúncia normal como semivogal, mas admito que ele possa ser pronunciado como vogal. Em síntese: para o y, ocorre a mesma coisa com o i em palavras como abecedário, calvície, ciência. Em palavras como byte, byroniano, a letra y não representa nem vogal, nem semivogal, mas um ditongo oral decrescente /ai /: bai-te; bai-ro-ni-a-no.

Um comentário: